Inquisição
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
JEAN CARLOS RANGEL
INQUISIÇÃO
NOVO HAMBURGO
JULHO DE 2014
JEAN CARLOS RANGEL
INQUISIÇÃO
Trabalho apresentado a professora Cristina Ennes da disciplina de História Medieval como requisição parcial para obtenção da média semestral.
NOVO HAMBURGO
2014
1 - A Inquisição Há de se fazer um série de considerações antes de adentrarmos no tema da Inquisição propriamente dita, visto que isto foi parte de um processo histórico que levou anos para se formar, e tem como antecessores muitos fatos importantes como os Cátaros e a Ordem dos Dominicanos. Dominic de Guzmán era subprior dos monges da catedral de Osma e filho de um nobre castelhano, tinha na época 36 anos quando deu origem a Ordem dos Dominicanos, que recebeu este nome em sua homenagem. Era um homem estudado, frequentou a Universidade de Palencia durante dez anos e foi muito conhecido pela sua capacidade retórica. A heresia presente na Europa incomodava Guzmán, em 1203 ele visitou a cidade de Montpellier, na França, onde recebeu reclamações de legados papais locais, que se queixavam que a heresia estava contaminando a região, Dominic decidiu então que era hora de se fazer algo. Ele percebeu que os altos cargos da hierarquia Eclesiástica viviam vidas regradas de luxo e opulência, negando assim os ensinamentos deixados por Jesus e seus discípulos, como pobreza, simplicidade e probidade, até mesmo os padres locais, que não possuíam tantos bens materiais, eram extremamente ignorantes e mal-educados, capazes apenas de realizar as missas e nada mais.
Dominic então criou uma rede de monges itinerante, os frades, que ficariam preambulando pelas estradas e vilas, trariam os ensinamentos básicos de Jesus a tona novamente, andariam descalços, vivendo uma vida de renegação aos bens materiais, no entanto, seriam homens muito educados que mesmo aderindo a simplicidade da