Inquisição - tribunal do santo ofício
Introdução................................................................3
A Inquisição..............................................................4
Inquisição no Brasil..................................................5
Curiosidades.............................................................5
Conclusão.................................................................7
Bibliografia................................................................8
Introdução
A Inquisição, ou Tribunal do Santo Ofício, foi um movimento criado pela Igreja Católica para penalizar ou condenar pessoas que eram contra, ou que tinha opiniões distintas àquelas impostas pela mesma. As punições podiam ser por confisco de bens, prisão, morte, e até ser morto na fogueira. Foram instalados tribunais em vários países para que houvesse um “controle” das pessoas contra a Igreja Católica, assim como na Itália, Espanha, Alemanha, Portugal, entre outros. Também teve a Inquisição no Brasil, que não teve tanta força, mas que perseguiu diversos judeus que moravam no Brasil.No decorrer do trabalho, terá uma explicação mais ampla sobre esse assunto, e algumas curiosidades, como a morte de pessoas muito conhecidas, como a Joana D’Arc, Galileu Galileu e Giordano Bruno.
A Inquisição
O Tribunal do Santo Ofício foi uma instituição judicial, formado pela Igreja Católica, para “inquirir” pessoas hereges a ela, daí vem o nome Inquisição. O tribunal foi um movimento muito violento, matou milhares de pessoas inocentes.
Essa instituição teve origem na Idade Média, embora nesse período tivesse características bem distintas com os da instituição. Criada pelo papa Gregório IX, no século XIII, como "instituição permanente e universal, confiada aos religiosos na dependência direta da Santa Sé".
O Tribunal também foi instalado na Espanha, França e Alemanha, confiado aos dominicanos e franciscanos. Pessoas suspeitas de “heresia” eram interrogadas para a obtenção de provas, por meio de testemunhas,