inquerito
Embora nem todos os projectos de pesquisa utilizem o inquérito como instrumento de recolha e avaliação de dados, este é muito importante na pesquisa científica, especialmente nas ciências da educação. Fazer um inquérito não é, contudo, uma tarefa fácil, mas aplicar algum tempo e esforço na sua construção pode ser um factor favorável no “crescimento” de qualquer investigador.
Não existe um método-padrão para se fazer um inquerito. Porém, existem algumas recomendações, bem como factores a ter em conta relativamente a essa importante tarefa num processo de pesquisa.
O objectivo deste trabalho é, assim, discutir a construção de um inquerito apresentando-se sugestões de tarefas e cuidados a serem tomados, dentro de uma sequência lógica, de modo a que este instrumento tenha eficácia para a finalidade a que se destina.
Após esta introdução, este trabalho está estruturado do seguinte modo: numa primeira parte define-se inquérito e discute-se alguns cuidados a ter na construção das questões que o constituem. Dessa forma procura-se mostrar a importância de serem cumpridos os diversos cuidados necessários para que o inquérito ou questionário seja bem construído e bem aplicado e assim ser reduzido o nível de erro. Numa segunda parte, apresenta-se os tipos de perguntas, suas vantagens e desvantagens. Numa terceira etapa discute-se alguns cuidados a ter na apresentação do inquérito, seguido de algumas vantagens e desvantagens que este instrumento de investigação apresenta.
2. Noção de inquérito
O inquérito é uma técnica de investigação que permite a recolha de informação directamente de um interveniente na investigação através de um conjunto de questões organizadas segundo uma determinada ordem. Estas, podem ser apresentadas ao respondente de forma escrita ou oral. É uma das técnicas mais utilizadas, pois permite obter informação, sobre determinado fenómeno, através da formulação de questões que reflectem atitudes, opiniões, percepções,