input processo output
Materiais: todas as empresas de manufatura processam materiais, pois utilizam destes para a produção. Um exemplo é uma gráfica, seu input seria o papel e a tinta. No caso de uma fabrica de automóveis os inputs seriam as partes metálicas, as borrachas entre outros.
Informações: algumas empresas processam informações, dados (serviço). Exemplos seriam os escritórios de contabilidade, telecomunicação, auditorias, etc.
Consumidores: Algumas empresas transformam os próprios consumidores, entre elas encaixam-se os cabeleireiros, hospitais, escolas, etc, ou seja, essas empresas precisam dos clientes para que haja uma produção. Um exemplo claro de uma empresa com os três tipos de input é o banco, pois o mesmo administra as informações da conta do cliente, dá demonstrativos impressos, dá suporte e orientação sobre as aplicações.
O processo de transformação é o que age sobre o recurso transformado, que por sua vez são divididos em duas partes, as Instalações e os Funcionários.
As instalações referem se a todo complexo necessário para o funcionamento da empresa, entre eles o terreno, o prédio, maquinas, tecnologia, etc. Os funcionários consistem na parte humana, as pessoas que participam de toda a cadeia necessária para o bom funcionamento do processo produtivo.
A natureza especifica dos funcionários e das instalações variará de acordo com as operações. Um hotel usa uma instalação diferente de uma industria, e funcionários capacitados de acordo com sua função.
Os outputs são os resultados do processo operacional sob os inputs.Tratam se de bens ou serviços criados através do processo produtivo afim de garantir a satisfação do cliente final.