INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - MAPA MENTAL
Mapa mental, ou mapa da mente1 é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade de ideias); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.
Os desenhos feitos em um mapa mental partem de um único centro, a partir do qual são irradiadas as informações relacionadas. Podem ser elaborados por meio de canetas coloridas sobre folhas de papel ou um programa de computador dedicado. Pode ser aplicado a qualquer tarefa, atividade, profissional, ou lazer, de modo individual ou em grupo para planejar qualquer tipo de evento. Trata-se de um método para planejamento e registro gráfico cada vez mais usado em todas as áreas de conhecimento humano.
Mapas mentais são úteis não apenas para "decorar matéria", mas para registrar de forma inteligente e que permita revisões ultra rápidas os assuntos compreendidos em forma de resumos, que sintetizam o entendimento das matérias.
Buzan sugere as seguintes diretrizes para a criação de mapas mentais:
Iniciar no centro com uma imagem do assunto, usando pelo menos três cores. Use imagens, símbolos, códigos e dimensões em todo o seu mapa mental. Selecione as palavras-chave e as escreva usando letras minúsculas ou maiúsculas. Coloque cada palavra/imagem sozinha e em sua própria linha. As linhas devem estar conectadas a partir da imagem central. As linhas centrais são mais grossas, orgânicas e afinam-se à medida que irradiam para fora do centro. Faça as linhas do mesmo comprimento que a palavra/imagem que suportam. Use várias cores em todo o mapa mental, para a estimulação visual e também para codificar ou agrupar. Desenvolva seu próprio estilo pessoal de