Inovações nas empresas sobre recrutamento e seleção de pessoal.
As empresas estão cada vez mais se aperfeiçoando para suprir as exigências do mercado e os candidatos têm que estar dentro das qualificações exigidas pela mesma para assim aumentar a perspectiva de vida e, consequentemente, alcançar o sucesso, mais para que tudo isso ocorra é necessário um recrutamento eficaz.
As Organizações de ponta estabelecem sistemas eficazes de recrutamento que definem claramente o perfil das pessoas passiveis que possam alcançar o sucesso. No passado, contratava-se um profissional de qualquer área, observando sua experiência profissional, sob o aspecto técnico, para ocupar o cargo em aberto. Hoje, isso não é mais assim, na maioria das organizações. As áreas de recursos humanos mudaram muito esse paradigma, por entenderem modernamente que mais que um profissional qualificado tecnicamente, a empresa necessita de pessoas com comportamentos e atitudes adequados a cultura, a missão, a visão e aos objetivos do empreendimento. Ter só preparo técnico hoje em dia não quer dizer muito. É importante, mas não é o que faz a diferença na hora da contratação.
Para o profissional de recursos humanos contratar uma pessoa, ele tem que conhecer todos os pré-requisitos para o recrutamento, sempre se orientando no perfil do profissional que deve ser preenchida a vaga em aberto na empresa. Esse profissional deixa de ser conhecido por quem só calcula os salários e benefícios dos funcionários e passa a ser, dentro da organização, um dos departamentos fundamentais para que haja um evolução de desempenho pessoal e profissional, tanto da organização como dos funcionários.
O processo seletivo busca a seleção por competências no qual a organização espera profissionais capazes de desempenhar determinada atividade com eficácia em qualquer situação.
A tarefa de recrutar e selecionar pessoas é estratégico, que deve ser exercida pelo profissional de recursos humanos que estar sempre preparado para esse