Inovações Empresariais
Inovação e Sustentabilidade são dois conceitos praticamente inseparáveis. Para atingir suas metas de crescimento sustentável, as empresas devem buscar novas formas de fazer negócios, o que leva a idéia de inovação sustentável. Em um artigo publicado recentemente na revista Forbes, o americano Aron Cramer, presidente da Business Social Responsibility, consultoria com foco em sustentabilidade, afirma que as companhias que criam produtos e serviços para uma economia mais sustentável serão fundamentais para tirar os Estados Unidos do atual período de estagnação. “O próximo Steve Jobs será alguém que coloca a sustentabilidade no centro da estratégia de inovação de sua empresa”, diz Cramer.
No Brasil, a pesquisa com as participantes do Guia Exame de Sustentabilidade 2011 revela a importância do tema: 91% delas incluem no planejamento estratégico a busca por inovações que reduzam os impactos de suas operações e aumentem seus benefícios sociais e ambientais. Cabe esclarecer que inovação não se restringe a avanços tecnológicos que criam algo inteiramente novo. Significa – também – novas formas de fazer as coisas. Pode ser uma mudança na gestão, uma melhoria no processo de produção, um aperfeiçoamento na logística ou novos modelos de negócios. “A inovação depende, sobretudo, da criatividade e do envolvimento dos funcionários”, diz Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos. “Ela conecta os recursos e o conhecimento disponíveis para chegar aos avanços.”
Empresas que encontraram soluções inovadoras em seus negócios:
Votorantim Metais - O problema virou negócio: Na exploração de uma mina de zinco e chumbo na unidade de Morro Agudo, no município de Paracatu, em Minas Gerais, a Votorantim Metais gerava até recentemente um resíduo perigoso, o pó calcário industrial, que precisava ser descartado em um local apropriado. Para eliminar esse resíduo, a empresa iniciou há três anos