Inovações em sustentabilidade
Para Steele Murphy e Russil (1991), os negociadores empregam cinco conceitos básicos para realizar seus movimentos: acordo,barganha,coerção emoção e raciocínio lógico.
Os autores descrevem que acordo e barganha são considerados como meios “honestos” de se chegar ao fechamento do negócio.
Já coerção , emoção e raciocínio lógico são considerados conceitos “desleais” ou manipuladores.
Segundo Laurent (1991) “a manipulação é a disposição de alcançar os próprios objetivos utilizando essencialmente a palavra, sem se preocupar muito com a exigência de veracidade de seu conteúdo.
“Acordo” Vários pontos das propostas precisam obter o aceite das partes , o que se chama de acordo .São os pontos nos quais o entendimento pode e deve ser realizado.
“Barganha” È o ato de fazer e obter concessões das partes envolvidas. Ocorre de forma positiva realizam trocas entre si.
“Coerção” Muito usada por quem detém um relativo poder sobre a outra parte em busca de um acordo forçado,beneficiando umas das partes.
“Emoção” A emoção esta intimamente ligada a todas atividades desenvolvidas.
“Raciocínio lógico” Sua utilização possibilita a segurança de que a proposta apresentada está calcada em referências.
2° Conceito de negociação A negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes idéias e necessidades.
Negociação é o processo de buscar aceitações e idéias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem as negociações concientes de foram ouvidas,tiveram oportunidades de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições