Inovações em Gesso
Escola de Engenharia
Curso de Graduação em Engenharia Civil
Inovações em Gesso
Materiais de Construção III
Bruna Andrade
Daniel Ivanenko
Pedro Henrique Brandão Lara
Prof. Maria Teresa Paulino Aguilar
Belo Horizonte – MG
Novembro/2013
O gesso é um material largamente utilizado na construção civil. Após ter estudado sua estrutura, seu processamento e produtos, fez-se um estudo sobre as inovações recentes do material. Basicamente elas se resumem na reciclagem do resíduo do gesso e no uso do gesso para fabricação de gesso acartonado para divisórias em dry-wall.
Sobre a reutilização do gesso, uma pesquisadora e Engenheira civil da universidade Unicamp realizou um estudo em que foi apontada a viabilidade de reciclar o resíduo do gesso proveniente da construção civil. A pesquisa atestou a possibilidade de recuperar o material, mantendo as mesmas propriedades físicas e mecânicas do gesso comercial. Segundo a pesquisadora com a investigação foi mostrado que é viável recuperar um resíduo que não era considerado possível de ser reciclado. Atualmente não existem usinas de reciclo para este material no país, a construção de uma seria bem útil já que o resíduo do gesso representa em torno de 4% do volume do descarte da construção civil.
O crescimento da construção civil no país na última década tem acentuado o descarte inadequado do resíduo no ambiente, que pode contaminar o solo e o lençol freático. Isso acontece devido às características físicas e químicas do material, que em contato com o ambiente pode se tornar tóxico. O resíduo do gesso é constituído de sulfato de cálcio di-hidratado. A facilidade de solubilização promove a sulfurização do solo e a contaminação do lençol freático. Do mesmo modo, a deposição do resíduo em aterros sanitários comuns não é recomendada. Neste caso, além de tóxico, a dissolução dos componentes do gesso pode torná-lo inflamável. A incineração do gesso também pode produzir