Inovação
Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.
As atividades de inovação são etapas científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais que conduzem, ou visam conduzir, à implementação de inovações. Algumas atividades de inovação são em si inovadoras, outras não são atividades novas mas são necessárias para a implementação de inovações.
A natureza das atividades de inovação varia muito de empresa para empresa. Algumas empresas inserem-se em projetos de inovação bem definidos, como o desenvolvimento e a introdução de um novo produto, enquanto outras realizam primordialmente melhoramentos contínuos em seus produtos, processos e operações. Empresas de ambos os tipos podem ser inovadoras: uma inovação pode consistir na implementação de uma única mudança significativa, ou em uma série de pequenas mudanças incrementais que podem, juntas, constituir uma mudança significativa.
Inovação é um conceito extremamente abstrato. O ambiente é o elemento dos mais importantes, pois, caso seja desfavorável a inovação simplesmente não ocorre. O ambiente é criado pela soma de diversas partes: cultura da empresa, liderança, pessoas, administração etc... Portanto a criação de um ambiente favorável é essencial. Outro elemento fundamental são as pessoas, onde estes não podem ser desenvolvidas sozinhas, se torna inútil. Cabe ao gestor da organização manter os dos elementos, juntos, unidos. Uma pessoa, em geral o gestor, é responsável pelo monitoramento do grupo e do ambiente. Portanto a chefia, a coordenação, é um membro ativo da gestão da inovação, e da inovação em si. Sem liderança, coordenação, motivação, liberdade, valorização os funcionários se sentem desestimulados, amedrontados e o ambiente se transforma em desmotivador.
Inovação no Brasil
Apesar de os