Inovação
Orientador: Prof. Lawton Benatti
Rozangela Rodrigues da Silva
Inovação do produto
Ao observar os objetivos específicos em uma empresa que inova os seus produtos e serviços, com a finalidade de atender as necessidades de seus clientes e conquistar novos clientes na segmentação de atuação, representando a competitividade entre as empresas inovadoras, aprimorando novos recursos produtores de riqueza seja de um produto já existente, ou uma pesquisa de desenvolvimento de um novo produto no mercado. Segundo Drucker:
A inovação é função específica do espírito empreendedor, seja num negócio existente, uma instituição de serviços públicos ou em um empreendimento. É o meio pelo qual o empreendedor cria novos recursos produtores de riquezas ou investe recursos existentes com maior potencial para criação de riqueza. (1909, p.49)
Os recursos utilizados por uma empresa de pequeno e médio porte se torna mais dificultosos pelo fato de não haver verba disponível para investir em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), mesmo que o governo disponibilize recursos para aquisição de equipamento e máquinas, com o objetivo de desenvolver inovações tecnológicas, tão-somente 19 % das empresas nacionais utilizam este tipo de recurso. Infelizmente as indústrias brasileiras inovam menos do que os países desenvolvidos. A pesquisa e desenvolvimento é um processo de médio e longo prazo, uma empresa inovadora estuda cerca de quinze a vinte anos pesquisando algo novo, que impactará o mercado, pois nem sempre o investidor terá retorno sobre este, capital investido, mediante a está indagação muitas empresas não investem em pesquisa, ou seja, acabam comprando patente de outras organizações. Até mesmo porque as empresas correm o risco do seu produto não ter boa aceitação, não se baseado somente neste fato também pode ser que o seu concorrente esteja inovando um produto semelhante ao seu, e lançá-lo primeiro, por ser avesso