Inovação
Aluno: Heliwelton do Amaral
Prof: Antônio Mercês
Inovação A Inovação pode ser definida como o ato de explorar o sucesso que pode estar contido em novas ideias, em uma empresa pode significar um aumento de faturamento, expansão no mercado, aumento nas margens de lucro entre outros benefícios.
Para que uma inovação seja caracterizada como tal, é necessário que seja causado um impacto significativo na estrutura de preços, na participação de mercado, na receita da empresa etc.
Existem diversos tipos de inovação, como por exemplo:
Inovação de produto:
Consiste em modificações nos atributos do produto, com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores.
Exemplo: automóvel com câmbio automático em comparação ao “convencional”.
Inovação de processo:
Trata de mudanças no processo de produção do produto ou serviço. Não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos.
Exemplo: automóvel produzido por robôs em comparação ao produzido por operários humanos.
Inovação de modelo de negócio:
Considera mudanças no modelo de negócio. Ou seja, na forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado. Não implica necessariamente em mudanças no produto ou mesmo no processo de produção, mas na forma como que ele é levado ao mercado.
As Inovações podem causar impactos na vida das pessoas geralmente, representam pequenos avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não modificam de forma expressiva a forma como o produto é consumido ou o modelo de negócio, um exemplo disso poderia ser a evolução do CD comum para CD duplo, com capacidade de armazenar o dobro de faixas musicais.
Existem também as inovações consideradas revolucionárias, que mudam o jeito de agir ou trabalhar tanto das organizações quanto das pessoas e Representa uma mudança drástica na maneira