Inovação e competitividades
O que é Inovação Tecnológica?
É definida pela introdução no mercado de um produto (bem ou serviço) tecnologicamente novo ou substancialmente aprimorado ou pela introdução na empresa de um processo produtivo tecnologicamente aprimorado ou novo. A inovação tecnológica pode resultar de novos desenvolvimentos tecnológicos, de novas combinações de tecnologias existentes ou da utilização de outros conhecimentos adquiridos pela empresa. O que é Pesquisa e Desenvolvimento?
Corresponde ao trabalho criativo, empreendido de forma sistemática, com o objetivo de aumentar o acervo de conhecimento e o uso destes conhecimentos para desenvolver novas aplicações, tais como produtos ou processos novos ou tecnologicamente aprimorados..
RESUMO
A capacidade de inovar é determinante para a competitividade das empresas e das nações. Assim, é necessário discutir, com todos os setores da sociedade, o papel da inovação no seu desenvolvimento econômico e social. Nesse sentido, este texto procura discutir questões como investimentos em educação, a coerência e a complementaridade entre investimento público e privado em P&D (pesquisa e desenvolvimento), a governança do SNI (Sistema Nacional de Inovação) com maior participação das empresas e a propriedade intelectual como elementos importantes do ambiente de inovação de um país. Embora seja possível identificar avanços significativos nessas questões no Brasil nos últimos anos, algumas das limitações ou dificuldades ainda persistem e podem nos distanciar dos demais países na busca pela competitividade.
A COMPETITIVIDADE E A PROPRIEDADE INTELECTUAL
Nada mais pragmático para mensurar o sucesso do esforço no adensamento tecnológico da economia de um país do que a análise do perfil de produtos e serviços que são oferecidos. Nesse sentido, vale destacar alguns números relevantes: 38% do produto interno bruto dos Estados Unidos em 2007 era baseado em indústrias intensivas em tecnologia e