inovação tecnologica
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ACESSO ÀS FONTES DE FOMENTO
1 Sistemas e ambientes para Inovação
Um sistema nacional de inovação deve reunir um conjunto de fatores articulados - instituições de ensino e pesquisa, infraestrutura e recursos humanos altamente qualificados e, sobretudo, instituições governamentais e mecanismos de fomento - capazes de promover o desenvolvimento pela estruturação, ampliação e sustentação de um ambiente favorável à Inovação, direcionado às necessidades dos diversos setores empresariais e que resultem em benefícios sociais. Um sistema de inovação bem estruturado e caracterizado em âmbitos nacional, estadual ou regional, denota um processo irreversível, no qual, mercados, consumidores, empresas, governos, universidades e Instituições Científicas Tecnologia , são os atores, e as interações entre eles definem a dinâmica do sistema. Mas o que nos impede de atingirmos este estado virtuoso no qual as instituições interagem com sinergia visando a Inovação?
As empresas e instituições de ensino e pesquisa são elementos fundamentais dessa cadeia e, portanto, devem conhecer e ter acesso aos benefícios resultantes das políticas destinadas à Pesquisa Desenvolvimento e Inovação , não apenas para usufruirem dos recursos disponíveis a programas e projetos, mas também para atuarem como protagonistas desse sistema, interferindo e colaborando na estruturação de seus principais mecanismos de fomento e na eliminação de seus entraves. Esta interação se dá especialmente no acesso aos recursos destinados à Inovação, que não obstante as inúmeras dificuldades inerentes ao dia-a-dia das empresas representa cada vez mais uma oportunidade que deverá se tornar ação rotineira.
Estudos e pesquisas focados na economia industrial evidenciam que as empresas desempenham um papel fundamental na geração de novos conhecimentos para o crescimento das nações. Avanços tecnológicos dependem fundamentalmente do modo e da intensidade dos recursos