Inovação na área da saúde: implantação de um produto inovador em uma clínica especializada em oncologia
Ana Cristina Guimarães (PUC Minas)
Anderson Velloso (PUC Minas)
Danielle Cardoso M. Gonçalves (PUC Minas)
Gigliola de Moura (PUC Minas)
Marcos Vinicius Nascimento (PUC Minas)
Robson Vicenzi (PUC Minas)
1 Introdução
Diante de uma competitividade incansável, expansão do mercado, as empresas têm que se ajustar à realidade. Onde estas, para não morrerem ou tornarem-se estagnadas, devem tornar eficientes e eficazes na execução do serviço.
No caso específico de uma clinica de oncologia, pode-se definir que a demanda de pacientes com patologia de câncer vem crescendo, e a competitividade do mercado mais ainda, pois o custo do tratamento é alto e tem uma rentabilidade muito favorável, o que atrai várias criações de novos negócios nesta especialidade, portanto, a implantação de uma inovação é fundamental para a empresa manter-se sólida no mercado.
Diante disso, o objetivo deste trabalho é descrever e analisar o processo de implantação de um produto inovador lançado no mercado, na Clínica Oncocentro de MG. O produto lançado é uma bolsa infusora descartável, que possibilita tratamento domiciliar, aos clientes que necessitam de medicação num período maior que 12 horas diárias, de acordo com vários estudos que foi comprovado que 90% dos pacientes que podem receber tratamento domiciliar tem sua recuperação mais rápida e em casos crônicos uma melhor qualidade de vida.
Contudo, o trabalho ira descrever importantes considerações que devem ser observadas por uma prestadora de serviços na área da saúde especializada em oncologia, para implantação de um novo produto no mercado, dado ao fato de que trata diretamente com pacientes/clientes portadores de uma patologia morosamente definhadora, qual seja: o câncer.
2 – Referencial Teórico
2.1 – Planejamento e produto
Segundo Chiavenato (1995, p.13), “planejar significa estudar antecipadamente a ação que será