Inovaçoes em sustentabilidade
No organismo humano ocorre dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose.
A mitose forma células com o mesmo número de cromossomos e as mesmas informações genéticas da célula mãe ( são chamadas de células diplóides ou 2n) e ocorrem em todas as células do corpo, exceto as células sexuais que se dividem por meiose (chamadas células haplóides ou n).
A mitose garante o crescimento dos organismos e a reposição de células mortas. O material genético, constituído de DNA e contido nos cromossomos, é transmitido de modo constante de uma célula para os descendentes.
O ciclo celular é um processo contínuo, mas que por questões didáticas, está dividido em fases. As duas fases principais são: a interfase e a mitose.
A interfase é uma fase muito ativa, onde a célula replica o seu DNA e as outras estruturas celulares na preparação para a divisão.
A interfase subdivide-se nos períodos G1, S e G2.
G = Gap = intervalo
S= Synthesis
Durante o período G1, a célula sintetiza proteínas, lipídios e glicídios. Estas moléculas são utilizadas para a formação de membranas da nova célula. É o período do ciclo que mais varia de tempo de duração pois, depende de cada célula. Por exemplo, células do fígado, tem um crescimento bastante lento e podem permanecer em G1 por vários anos. E as células da medula óssea, permanecem em G1 por cerca de 16 a 24 horas.
No período S há grande atividade de síntese de DNA. Na maioria das células humanas essa fase dura de 8 a 10 horas.
No período G2 a célula sintetiza mais proteínas e as membranas que serão usadas na formação da nova célula. Esse período pode durar de 3 a 4 horas.
A interfase termina e inicia-se a mitose que se realiza em um espaço curto de tempo, e varia com a espécie, o tipo celular e as condições ambientais. Mitose
As células somáticas, descendentes de uma célula original, o zigoto (diplóide, 2n, apresenta dois cromossomos de cada tipo, sendo um de origem paterna e outro de