inovar auto
O Programa Inovar-Auto
O Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores(Inovar-Auto), é uma medida adotada pelo Governo Federal com o objetivo de estimular o investimento na indústria automobilística nacional, criar condições de competitividade e incentivar as empresas a fabricar carros mais econômicos e mais seguros. Estima-se que até 2015 o Programa levantará mais de R$ 50 bilhões em investimentos no setor.
Desenvolvimento
As medidas introduzidas pelo Programa Inovar-Auto fazem parte da política industrial, tecnológica e de comércio exterior chamado “Plano Brasil Maior”, e concede benefícios em para as empresas que estimularem e investirem na inovação e em pesquisa e desenvolvimento dentro do Brasil.
São beneficiárias do novo regime as empresas que produzem veículos no país, as que não produzem, mas comercializam, e as empresas que apresentem projeto de investimento no setor automotivo. Para habilitarem-se ao novo regime, as empresas terão de se comprometer com uma série de metas no período de 2013-2017.. Uma vez habilitadas poderão fazer jus a crédito presumido do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de até 30 pontos percentuais.
O programa possui as seguintes diretrizes:
• Aumento de competitividade nacional e internacional;
• Incremento de atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas no país
• Inovação com relevância regional ou inserida em arranjos produtivos locais
• Contribuição mensurável para o adensamento tecnológico e dinamização de cadeias produtivas;
• Parceria com universidades e/ou instituições de pesquisa do País.
Metas do Inovar-Auto:
Uma das principais metas previstas é a de eficiência energética para automóveis e veículos comerciais leves movidos à gasolina e/ou etanol. Pelo decreto, as empresas terão de assumir o compromisso de que, até 2017, a média dos veículos dos beneficiários do regime tenha eficiência energética 12,08% maior do que