inorganica ok
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Química Inorgânica
Lista de exercícios
Monise
1. Demonstre distribuição dos elementos que fogem a previsão com respeito ao número de elétrons “d” e explique por que alguns metais da primeira série têm distribuição dXs1? Quais seriam estes elementos e demonstre a sua distribuição?
Porque nesses casos, um dos elétrons “s” se move para o nível “d”, por causa da estabilidade adicional que surge quando os orbitais “d” estão exatamente semi-preenchidos ou totalmente preenchidos. Os elementos são o Cr e o Cu.
Cr
d5 s1
Cu d10 s1
2. Explique por que o NC máximo dos complexos de elementos da primeira série do bloco d é seis? Fale sobre os elementos que formam complexos com NC =8 e 10.
O número de coordenação da primeira série é seis porque há impedimento estérico (espacial). Assim sendo após a configuração d5, ou seja, nos últimos cinco elementos da 1ª série, diminui a tendência de todos os elétrons d participarem das ligações. Ex: o Fe é +VI mas o segundo e o terceiro elemento desse grupo atingem o estado de oxidação +VIII. Ex: RuO4 e SO4. Essa diferença é comparada ao aumento de tamanho.
Um outro exemplo são as estruturas eletrônicas dos elementos do grupo 10(grupo do níquel) são:
Ni - 3d8
Pd – 4d10
Pt – 5d9
Embora os átomos de Pd e os dos metais Cu, Ag e Au apresentarem uma configuração d10 no estado fundamental eles se comportam como se fossem elementos de transição típicos. Ocorre porque nos seus estados de oxidação mais comuns a configuração do Cu é d9, Pd e Au é d8, ou seja, o nível d já está parcialmente preenchido.
3. A interação entre um ácido do tipo borderline e uma base do tipo (b) gera que tipo de ligação química? Justifique.
Ácido tipo borderline é tipo intermediário, ou seja, ele não é completamente mole nem duro. Assim um ponto importante a ser lembrado é que os