inorganica experimental
Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas
Curso: Química Licenciatura
Disciplina: Química Inorgânica Experimental I
Professor: José Daniel Ribeiro de Campos
Aula Nº 9
Espelho de Prata
Academicos: Weslayne Miranda Andreza Karlla
Leovanio Rodrigues
1- Introdução
O reagente de Tollens consiste numa solução amoniacal de nitrato de prata obtida a partir de uma reação entre as soluções de nitrato de prata e hidróxido de sódio com formação de óxido de prata que, por sua vez, reage com o amoníaco originando o íon complexo diaminoprata [Ag(NH3)2]+. As reações que ocorrem na preparação no reagente de Tollens podem ser traduzidas pelas seguintes equações químicas:
2 AgNO3 (aq) + 2 NaOH (aq) → Ag2O (s) + H2O (l) + 2 NaNO3 (aq)
Ag2O (s) + 4 NH3 (aq) + H2O (l) → 2 Ag(NH3)2OH (aq) (Reagente de Tollens)
Após a preparação do reagente de Tollens basta adicionar uma pequena quantidade de glicose. Esta substância quando em contacto com o reagente de Tollens oxida-se a um ácido carboxílico, reduzindo, por sua vez, o íon prata do complexo.
Um espelho de prata tem por finalidade, identificar se um açúcar é ou não redutor. Nesta reação, ocorre a formação de [Ag(OH)(NH3)2], um complexo denominado diamimhidroxoprata(I) e este,por sua vez, em presença de um açúcar redutor, tem a prata reduzida. A glicose, C6H12O6(s), é um composto de função mista poliálcool-aldeído portanto, forma o espelho de prata ao entrar em contato com a reação de Tollens. A frutose, C6H12O6(s), um isômero da glicose, é um composto de função mista poliácool-cetona, portanto, não forma o espelho de prata ao entrar em contato com o reativo de Tollens.
2- Objetivos
Esta aula teve como objetivo demostrar que o reagente de Tollen’s e função aldeído,utilizando para reduzir a glicose de qualquer solução.
3-Materiais e Reagentes
Beques
Proveta
Bastão e vidro
Balança analítica
Espátula
Pisseta com agua destilada