inorg nica
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
GUSTAVO ZALUSKI DE ALMEIDA
MATHEUS LOPES DEMITO
RAFAEL VIGNOLI DE MOURA
GRUPO 14
TRABALHO ACADÊMICO
PONTA GROSSA
MAIO/2015
GUSTAVO ZALUSKI DE ALMEIDA
MATHEUS LOPES DEMITO
RAFAEL VIGNOLI DE MOURA
GRUPO 14
PONTA GROSSA
MAIO/2015
1. INTRODUÇÃO
O Grupo 14 da tabela periódica é composto pelos elementos carbono, silício, germânio, estanho e chumbo.
O carbono tem fundamental importância para os seres vivos, já que forma, por exemplo, a glicose, sua principal fonte de energia. O silício e o germânio contribuem enormemente para a tecnologia eletrônica. O estanho pode tanto ser usado como revestimento quanto em pastas de dente (fluoreto de estanho). O chumbo está presente em esmaltes vítreos, placas positivas de baterias elétricas e etc.
De forma sucinta, serão apresentadas a seguir a forma como os elementos desta família são obtidos, suas propriedades, algumas das reações químicas que formam e suas principais aplicações.
2. OCORRÊNCIA DOS ELEMENTOS
Com exceção do germânio, todos os elementos do Grupo 14 são bem conhecidos. O carbono é o 17º e o Silício é o 2º elemento mais abundante em peso na crosta terrestre. Os minerais de germânio são muito raros, ocorrendo em quantidades ínfimas nos minerais de outros metais e no carvão. Embora estanho e chumbo sejam relativamente pouco abundantes, eles ocorrem na forma dos minérios concentrados de fácil extração.
O carbono ocorre em grandes quantidades, combinado com outros elementos compostos, principalmente como carvão, petróleo e rochas calcárias como calcita (CaCO3), magnesita (MgCO3) e dolomita [MgCO3 . CaCo3]. O carbono também é encontrado na forma nativa: são exploradas grandes quantidades de grafite, e quantidades extremamente pequenas (tomando como referência a massa) de diamantes também são por mineração.
O silício está onipresente na natureza, como silíca SiO2 (areia e quartzo), e numa variedade de