Inoculação e contagem de colônias
1.1 Definição e Importância da esterilização:
Esterilização é a destruição de todas as formas de vida microbiana (vírus, bactérias, esporos, fungos, protozoários e helmintos) por um processo que utiliza agentes químicos ou físicos.
A prática da esterilização visa a incapacidade de reprodução de todos os organismos presentes no material a ser esterilizado, causando a morte microbiana até que a probabilidade de sobrevivência do agente contaminante seja menor que 1:1.000.000, quando um objeto pode então ser considerado estéril. O parâmetro utilizado para o estudo microbiológico da esterilização é o esporo bacteriano (forma mais resistente aos agentes esterilizantes), ou seja, para se assegurar a esterilização de um artigo todos os esporos devem ser destruídos.
A esterilização é importante pois através dela se consegue destruir microrganismos de objetos, roupas, equipamentos e outros materiais médicos ou laboratoriais que entram em contato direto ou indireto, evitando assim a contaminação em procedimentos cirúrgicos, curativos, ou na realização de qualquer outro procedimento e evita a transmissão de doenças e contaminação entre os usuários.
1.2 Tipos de esterilização
Sabemos que a esterilização é a eliminação ou destruição completa de todas as formas de vida microbiana, sendo executada através de processos físicos ou químicos e que desinfecção é o processo que elimina todos os microorganismos ou objetos inanimados patológicos, com exceção dos endósporos bacterianos. Esse processo não deve ser confundido com a esterilização, visto que não elimina totalmente todas as formas de vida microbiana. Com a evolução da ciência hoje compreendemos a real importância desses métodos para a saúde humana tendo em vista a frequente luta contra infecções hospitalares, adquiridas por utensílios não esterilizados de forma devida, levando em conta também a infecção cruzadas muitas vezes causadas pela negligencia dos profissionais que não realizam a desinfecção de