inicio do futebol
Getulio Vargas é o primeiro governante brasileiro a utilizar o esporte como mecanismo de união da sociedade e aproximar as diferentes regiões e uniformizar práticas em todo território nacional. Após a fase Vargas o próximo governante Dutra continuou com o mesmo empenho dando continuidade ao trabalho do governo anterior através da realização da copa do mundo de 1950. A construção do Maracanã, o maior estádio do mundo na época e até meados dos anos noventa, veio silenciar os críticos de que o país não seria capaz de sediar um evento de tal magnitude.
O futebol se consolidou ao longo dos tempos como um fator social de interação entre povos independentemente de cultura, ou seja, indo além dos gramados e estádios. Historicamente, o futebol foi sendo apropriado no Brasil para a defesa de diversos interesses políticos, econômicos e culturais internos e externos.
Em primeiro momento esta questão tinha mais um caráter político identitário mais forte, as mudanças mais recentes vindo com a globalização tem feito com que interesses transnacionais econômicos dominem o esporte.
Em conclusão o esporte é instrumento da política externa de muitos países, devido ao apelo emocional e a capacidade de mobilização de centenas de milhares e até milhões de pessoas. É uma iniciativa de bom grado que o Brasil tenha tomado uma iniciativa como esta.