INICIAÇÃO A LÓGICA E A METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Na humanidade sempre existiu dois elementos básicos que são: o espírito de curiosidade e a necessidade de sobrevivência. Consequência disso é o homem sempre querer dar ou criar uma explicação para tudo que o cerca. Para dar essas explicações o homem utiliza alguns “caminhos”, um deles é o chamado conhecimento vulgar é um deles, é um conhecimento não científico, um senso comum, com informações fragmentadas, imprecisas, um conhecimento espontâneo, nele a teoria é diferente da prática.
Outro tipo de conhecimento é o científico, a ciência é um conjunto de conhecimentos em torno de um determinado objeto, obtidos por meio de critérios metódicos e sistemáticos num organismo logicamente construído. A ciência tenta explicar através de pesquisas, e que obtenham algum tipo de comprovação que possa ser transmitido a um conhecimento público, tornando-se um conhecimento mais aberto, onde as pessoas tem o direito de duvidar, contanto que pesquisem e consigam comprovações verídicas, fazendo com que a verdade torne-se imutável. O que caracteriza a ciência é o seu método, que é comum em todos os campos do conhecimento.
Existe uma relação entre ciência e metodologia da ciência, a metodologia da ciência é um estudo que tem por objeto a própria ciência, tratando a mesma por um modo geral e não por suas técnicas específicas. Ela ajuda a entender de maneira sistemática a investigação científica, dividindo-a em dois aspectos: descritivo e reflexivo.
Com a diversidade de fenômenos acontecendo no universo criou-se a necessidade de tentar explica-los, com isso surgiram as ciências especiais com suas classificações como as de: Auguste Comte( partiu de uma lei que consiste no sistema intelectual distinguindo o homem intelectual em três caracteres: teológico, metafisico e físico ou positivo), Mario Bunge( dividia a ciência em formais que são as de calculo lógico e fatuais subdivididas em naturais e culturais), Wundt( divide em formais e