iniciação cientifica
As ondas podem ser classificadas de três formas:
- quanto à natureza, a direção de oscilação e vibração e quanto ao tipo de energia transportada.
As ondas longitudinais abordam: a direção de oscilação e vibração.
A onda longitudinal move-se na mesma direção de oscilação dos corpos que estejam em seu caminho. Como exemplo deste tipo de onda: uma pessoa falando ou um alto-falante emitindo som.
O que acontece?
- o som da voz da pessoa estende no espaço em todas as direções (por esse motivo pode se chamar onda tridimensional), afastando-se da fonte.
O som que é transmitido no ar produz compressões e rarefações. De acordo com a sequência sonora, as camadas de ar podem ser mais comprimidas ou menos comprimidas. Nas zonas de compressão, as partículas materiais se movem na direção de propagação. Nas zonas de rarefação, se movem em direções opostas. Dessa forma, criam- se regiões de compressão quando a “lâmina” avança, ou empurra o ar, e de rarefação, quando puxa o ar.
2 – Propriedades da propagação do som
A reflexão do som ocorre quando duas ondas sonoras encontram um determinado obstáculo e são impedidas de continuar a sua propagação.
Esses obstáculos abrigam o som a mudar de direção:
- quando se joga uma bola na parede ela tende a mudar a direção, ou pode vir para trás, dependendo de como for atirada.
O eco e a reverberação (à persistência do som após a fonte sonora ter parado de emitir) são conseqüências da reflexão do som.
A refração do som acontece quando um som muda de direção de propagação pelo fato de passar de um meio material para outro (quando passa do ar para água). Assim, quando dizemos que uma onda se refratou (desviou) ao passar de um meio para outro, queremos dizer que sua velocidade foi alterada e sua direção sofreu uma mudança de sentido, passando obliquamente para outro meio (ondas sonoras de fora de uma piscina, para dentro d’água).
A difração é a propriedade que a onda possui de