Iniciação ao Atletismo
Nos primórdios de nossa civilização, começa a história do atletismo. O homem das cavernas, de forma natural, praticava uma série de movimentos, nas atividades de caça, em sua defesa própria etc. Ele saltava, corria, lançava, enfim desenvolvia uma série de habilidades relacionadas com as diversas provas de uma competição de atletismo. Podemos verificar que as provas de atletismo são atividades naturais e fundamentais do homem: o andar, o correr, o saltar e o arremessar. Por esta razão, é considerado o atletismo o “esporte base” e suas provas competitivas compõem-se de marchas, corridas, saltos e arremessos. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades são necessárias à prática de outras modalidades esportivas.
O atletismo, como competição, teve sua origem na Grécia. A palavra atletismo foi derivada da raiz grega, “ATHI, competição”, o princípio do heroísmo sagrado grego, o espirito de disputa, o ideal do belo etc. – o que se chamou de ESPÍRITO AGONÍSTICO. Surgiram então as competições que foram perdendo o caráter de religiosidade e assumindo exclusivamente o caráter esportivo. O romano Juvenal sintetizou a expressão com “MENS SANA IN CORPORE SANO” a própria filosofia do esporte.
Devido ser o “esporte base” é de extrema importância ser incluído no cronograma escolar desde a 1ª fase do ensino fundamental, até mesmo porque auxilia na prática de quaisquer outros jogos, afinal em quase todos o atleta necessita de andar, outras vezes, correr, saltar e praticar arremessos. Assim com nosso trabalho mostraremos algumas atividades na prática educativa de alunos nas aulas de atletismo.
Desenvolvimento
2.1.Os jogos pré - desportivos e as atividades lúdicas na prática educativa de alunos nas aulas de atletismo
O Atletismo comporta uma variedade de práticas – corridas, saltos, arremessos e lançamentos. Este aspecto, ao mesmo tempo em que pode ser visto como um elemento que poderia dificultar , em função da necessidade de diferentes