Iniciativa e proatividade
Aluno: Ana Paula
Professora: Taluana
Iniciativa e Proatividade
Definição de iniciativa- capacidade de agir por si mesmo, sem necessidade de ordens superiores.
Iniciativa- é a capacidade que todos nos temos criar, iniciar projetos conceber novas ideias, significa tomar uma decisão desafiadora, mas toma-la em primeiro lugar. Ao contrario do que se pensa, ter iniciativa não é tão simples nem tão complexo. Ver o que todos veem, perceber o que quase ninguém percebeu e agir antecedência, na confiança de um resultado, que o futuro trará, não é uma ciência exata, mas é uma habilidade que podemos desenvolver com o tempo. As principais características de um profissional de iniciativa e o saber anunciar, divulgar e tomar à frente uma ideia, não ser seguidor, mas líder, protagonista. Um profissional de iniciativa é antes de tudo sinônimo de ousadia, coragem e determinação.
Definição de proatividade- Habilidade de “prever” uma situação e agir antes de ela acontecer.
Proatividade- a pessoa proativa levanta todas as manhãs, disposta a fazer para que as coisas aconteçam, a criar oportunidades e a encontrar novas soluções. O comportamento proativo é um fator determinante para competir e sobreviver em um ambiente que muda tanto e seja tão competitivo como o atual. As empresas buscam pessoas flexíveis que se adaptem ao inesperado e que saibam questionar a incerteza.
Por ultimo, é preciso considerar que o comportamento proativo esteja orientado a resultados. Ser proativo não consiste unicamente em propor ideias ou fazer reestruturações cognitivas para perceber a realidade de outra maneira. É muito bom pensar em mudanças, mas não é suficiente; tem que ser capaz de transformar ideias em ações para obter resultados.
Pesquisado em:
http://www.curriculum.com.br/00_artigos.asp?materia_cod=598&tem_tema=35