INICIAL - DIREITO PREVIDENCIARIO - INSS - LOAS
PARTE AUTORA, (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador(a) do documento de identidade sob o n.º..., CPF sob o n.º..., residente e domiciliado(a) na rua.., bairro.., cidade.., estado.., CEP..., vem a presença de Vossa Excelência propor a presente, através de sua advogada, infra-assinada, instrumento de mandato incluso, vem respeitosamente a presença de V. Exa., propor a presente,
AÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIO
ASSISTENCIAL AO IDOSO
em face do INSS - INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL, autarquia federal, situada à Rua Felipe Cardoso, nº 18, Santa Cruz, RJ Cep: 23.515-000, nos seguintes termos de fato e de direito a seguir elencados:
DOS BENEFÍCIOS DA JUSTIÇA GRATUITA
Inicialmente, cumpre obtemperar que o Requerente é pobre em conformidade com os ditames legais, de maneira que não tem condições de arcar com as custas judiciais sem que venha comprometer sustento bem como o da sua própria família.
Em sendo assim, amparado pelo princípio constitucional do acesso ao poder judiciário, bem como a Lei 1050/60, tem o Requerente direito de ver o seu caso apreciado.
O princípio da isonomia também lhe garante tal súplica.
Por esta razão, REQUER que lhe seja concedida a JUSTIÇA GRATUITA.
DA AUTENTICAÇÃO DOS DOCUMENTOS Acrescenta-se ainda que as cópias juntadas aos presentes autos não se encontram autenticadas por conta da impossibilidade do autor arcar com as custas relativas à sua autenticação, posto encontrar-se em difícil situação financeira , desta forma, a advogada que esta subscreve autentica os documentos que acompanham a petição inicial, nos termos do §1º, do artigo 544, do CPC, com a nova redação dada pela Lei n. 10.352/01 e ainda consoante art. 365 do CPC, in verbis:
“Art. 365: Fazem a mesma prova que os originais:
(...)
IV - as cópias reprográficas de peças do próprio processo judicial