inicial direito do trabalho
JOAO SILVA SANTOS, brasileiro, casado, motorista, com RG de nº__, inscrito no CPF nº__, residente e domiciliado na rua, nº__, bairro, cidade/estado, CEP nº__, por seu procurador abaixo assinado – procuração em anexo, com endereço profissional na rua, nº__, bairro, cidade/estado, CEP nº__, onde deverá receber todas as intimações, sob pena de nulidade, vem, mui respeitosamente, perante a presença de Vossa Excelência, propor:
RECLAMAÇÃO TRABALHISTA
em face da empresa CENTRAL COLETORA, ora reclamada, inscrita no CNPJ de nº___, estabelecida na rua, nº__, bairro, cidade/estado, CEP nº__, pelas razões de fato e jurídicas a seguir aduzidas:
1. DOS FATOS
O reclamante trabalhou por 6 anos como como motorista do carro de recolhimento de lixo da empresa Reclamada. Durante todo o tempo em que trabalhou para a Reclamada recebia salário inferior ao devido e em condições insalubres, quando, sem justa causa, foi dispensado, recebendo apenas as verbas rescisórias, sem adicional insalubridade.
O Reclamante sempre se submeteu a condições de trabalho insalubres. Diante de suas atividades diárias, obrigava-se a ter contato com todos os tipos de lixo, reciclados ou não na coleta que era realizada. Frequentava também lugares denominados de “lixão” onde era realizado o descarregamento. Nesse local, tinha contato direto com todas espécies de sujeira, e riscos enormes de contaminação iminente. Dirigia o veículo com alta tonelagem, já caracterizando o direito à percepção do adicional de insalubridade.
O Reclamante começou a trabalhar para a empresa em 22/07/2002 exercendo a função de motorista, entretanto, por falta de trabalhadores, ajudava no descarregamento do caminhão. Sendo assim dispensado sem justa causa em data de 29/08/2008, percebia a.importância.de.R$.850,00.por.mês.
2. DO DIREITO DO RECLAMANTE AO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE
O reclamante encontrava-se em condições de insalubridade visto que