Inibidores De Angiotensina
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Curso de Farmácia
FÁRMACOS ANTI-HIPERTENSIVOS: INIBIDORES DE ANGIOTENSINA
Renan Pereira de Lima – 1311764- x
Fortaleza, CE
Outubro, 2013
RENAN PEREIRA DE LIMA
FÁRMACOS ANTI-HIPERTENSIVOS: INIBIDORES DE ANGIOTENSINA
Artigo apresentado como requisito para obtenção de nota parcial, na disciplina Metodologia do Trabalho Científico, do Curso de Farmácia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza.
Orientadora: Profa. Tutora Simone
Fortaleza, CE
Outubro, 2013
FÁRMACOS ANTI-HIPERTENSIVOS: INIBIDORES DE ANGIOTENSINA
Renan Pereira de Lima *
RESUMO
O sistema renina-angiotensina II- aldosterona é uma cascata hormonal envolvida no controle da pressão arterial, volemia e equilíbrio hidroeletrolítico. A desregulação do SRAA (Sistema Renina-Angiotensina- Aldosterona) desempenha um papel importante na patogênese de doenças renais, cardiovasculares e na hipertensão arterial (GIESTA, 2010). Consequentemente esse sistema SRAA é um alvo de grande importância terapêutica para diversos fármacos entre eles os inibidores de angiotensina. O artigo abordará a fisiologia e o mecanismo de ação dos fármacos inibidores de angiotensina.
INTRODÇÃO
Tendo em vista o aumento da perspectiva de vida da população brasileira e o aumento das doenças crônicas degenerativas entre elas a hipertensão arterial sistêmica que aumenta diretamente proporcional a cada ano. De com os estudos da Escola de Economia de Londres, Karolenske (Suíça) e Universidade do Estado de Nova York, o número de hipertensos no Brasil deverá crescer 80% até 2025, já são cerca de 17 milhões de hipertensos atualmente no Brasil. O trabalho proposto poderá contribuir para uma melhor definição e entendimento dos principais fármacos inibidores de angiotensina e assim contribuindo para diversas áreas acadêmicas e para a sociedade.
O