Inibidor de corrosão a base de cromo trivalente para ligas de alumínio.
A corrosão é o desgaste lento dos sólidos e especialmente dos metais por ataque químico; nos metais acredita-se que o mecanismo seja do tipo eletroquímico. À deterioração ou destruição progressiva de uma substância ou de um material por uma ação química, provocada muitas vezes por fenômenos eletroquímicos.
O alumínio puro apresenta baixa resistência mecânica e baixa resistência à corrosão. Quando está sob a forma de ligas, com pequenas quantidades de outros metais, torna-se um metal essencial na indústria aeroespacial, pois adquire alta resistência mecânica. Entretanto, quando estas ligas não são devidamente tratadas, corroem facilmente a uma velocidade que depende da sua composição e do meio a que estão submetidas.
As ligas de alumínio são identificadas por norma internacional. Esta norma prevê a utilização de números para identificar a composição e o tipo de tratamento térmico aplicado a cada tipo de liga. A composição de diferentes ligas é identificada por quatro dígitos: o primeiro digito identifica o elemento de liga em maior concentração, o segundo identifica o elemento que constitui a matriz (no caso do alumínio este é igual a zero) e os dois últimos números são específicos para cada liga. O tipo de tratamento térmico aplicado a cada liga é identificado por uma letra e um dígito.
A liga AA 2024-T3 apresenta boa resistência mecânica, mas sua resistência a corrosão é baixa. Essa baixa resistência à corrosão costuma ser associada à distribuição não homogênea de partículas contendo cobre (Cu), geralmente associada à segregação de compostos intermetálicos, resultando em formação de pares galvânicos entre Al e estas partículas, o que favorece ataques químicos localizados.
Um sistema típico de cobertura utilizado no setor aeronáutico para a proteção de ligas de alumínio contra a corrosão é constituído por três
1.
camadas individuais.
A primeira camada, um filme formado por mudanças na superfície do metal, é produzido no