Ingredientes da cerveja
Na parte 1 foi descrito o processo que sos cereais passam até virar malte, hoje escreverei um pouco sobre os tipos de malte existentes e alguns exemplos de cerveja.
Começando pelo malte de Trigo que é essencial para a produção de cerveja das Weiss Bier, também pode ser adicionado em outros estilos pra dar diferentes características. Ex de Weiss Paulaner HefeWeissBier e uma cerveja que leva trigo em sua fórmula Tripel Karmeliet.
O arroz tem um sabor suave e começou a ser usado nas cervejas pois não influencia muito nas características, há também cervejas feitas com arroz. Ex Saporo.
O milho é mais usado como aditivo do que malte, o milho ajuda a estabilizar o sabor da cerveja.
Passando agora para a cevada que pode ser usada de forma não maltada sendo ela torrada ou não, esse tipo de cevada ajuda a estabilizar a espuma, mas não ajuda muito na limpidez do líquido e quando torrada seu sabor fia próximo ao do café. Geralmente é usada das Dry Stouts como a Guinness e Porters como a Colorado Demoisele.
Cevada Torrada
Felipe Paladini”
Uma nova cerveja, um novo brinde, um novo amigo.
@RodaDaBreja
2011
06/03
CATEGORY
Artigos sobre Cerveja
Ingredientes e Fabricação
Por Felipe"
Deixe um comentário
Ingredientes das cervejas – Malte (parte 1)
Esse nome tão simples nos remete a algo tão complexo, o malte da algumas características na cerveja, como a cor, a espuma, o aroma, a cerveja (sem ele não há cerveja).
Pode ser de Cevada, Trigo, Milho, Aveia, Arroz e outros grãos que puderem passar pelo processo que os transformarão em malte. Esse processo é de suma importância para a cerveja, pois ele origina açúcares e enzimas necessárias para a fabricação de nosso sagrado líquido.
Em teoria o processo de malteação é simples, mas para obter o malte o grão passa por um processo de germinação com temperaturas controladas, ao começar a originar uma nova planta o grão é secado em estufa para interromper a germinação, se