Inglês
A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), ou seja, significa aquele que realiza uma função sob o comando de alguém. É possível encontrar várias definições para administração. Para Idalberto Chiavenato, “Administração é a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não”. Mary Parker a chamou de “a arte de se conseguir que as pessoas façam coisas”. Segundo Fayol, “Administração é o ato de planejar, organizar, controlar e comandar”. Há diversas definições, entretanto, esta última é a mais difundida.
A importância da administração
A administração, na verdade, é o resultado histórico acumulado ao longo do tempo, e de muitas contribuições através de vários precursores, filósofos, físicos, militares, economistas, estadistas e empresários que foram desenvolvendo e divulgando suas teorias e obras.
A administração moderna utiliza conceitos e princípios empregados nas Ciências Matemáticas (estatísticas), Humanas (psicologia, sociologia, biologia, educação etc.), e Ciências Físicas (física, química etc.), Direito, Engenharia, etc.
Segundo a história, desde o ano de 1300 a.C, no Antigo Egito, os papiros apresentavam registros da necessidade de organizações e da administração da burocracia pública, e na China Confúcio sugere práticas de boa administração. Entretanto, somente no início do século XX é que a Ciência da Administração surgiu, sendo uma área nova e recente do conhecimento humano.
Esse caminho foi longo e difícil e para que essa ciência surgisse foram necessários muitos acontecimentos e mudanças no mundo. De um modo geral a administração estuda a aplicação e coordenação de recursos humanos, materiais, financeiros, de informação, tecnológicos numa organização, de modo a atingir determinados objetivos e resultados planejados com o máximo de eficiência e eficácia.
Evidências Históricas da Administração e cronologia de