Inglês Instrumental
Objetivos da unidade:
• Identificar palavras-chave de um texto
• Identificar a classe gramatical das palavras-chave
• Associar as palavras-chave ao contexto textual
Ler um texto em inglês não significa traduzir todas as palavras com a ajuda de um dicionário. É importante ressaltar que uma palavra em inglês pode ter vários significados diferentes e o contexto é muito mais importante do que o conjunto de palavras desconectas. Por exemplo: I’m hungry. Let’s book a table in a good restaurant!
Traduzindo as palavras individualmente a mensagem não será atingida, mas se pegarmos as palavras hungry, table e restaurant conseguimos entender a mensagem. Observe que, pelas palavras traduzidas, book não pode significar livro, sendo mais lógico “reservar”.
Essa conclusão só pode ser tirada por aqueles que percebem a importância de identificar as palavras-chave de um texto. Baseando-se no entendimento por contexto, você pode traduzir corretamente a frase para “Eu estou com fome. Vamos reservar uma mesa em um bom restaurante!”
Mas como saber quais são as palavras importantes de um texto?
Primeiramente, temos que fazer uma breve revisão de classes gramaticais. Geralmente as palavras mais importantes em um texto são os substantivos e verbos. Os adjetivos e advérbios qualificam as anteriores, mas dificilmente modificam a mensagem principal a ser transmitida. Dessa forma, precisamos procurar a tradução destas palavras e, aos poucos, nos familiarizarmos com as demais. Veja este outro exemplo: This very handsome boy called that pretty intelligent girl.
As palavras mais importantes da frase anterior são: boy, called e girl. Traduzindo-as, teremos a mensagem transmitida, mesmo que de forma seca e sem emoção, o que seria alcançado com a tradução completa: “Este garoto muito bonito telefonou para aquela garota muito esperta.”
Como reconhecer um substantivo?
Mesmo sem conhecer as