Ingles
Ao pé da Ponte Golden Gate, existe um parque enorme chamado The Presidio. O turista desavisado pode achar que este parque é o Golden Gate Park, mas não. O Golden Gate Park fica mais distante da ponte, não dá nem para ir a pé.
The Presidio era uma antiga base militar, transformada em parque em 1994. A parte mais interessante é justamente o pé da ponte, onde existem informações históricas sobre a construção do mais famoso cartão postal de San Francisco. De lá é possível atravessar a ponte a pé, de San Francisco até a cidade vizinha de Sausalito.
A ponte tem quase três quilômetros de extensão, o que dá seis para ida e volta. Se você não estiver com disposição para encarar a travessia a pé, existem diversas empresas que alugam bicicletas nas proximidades. Uma dica para os mais fisicamente condicionados é pegar a bike ainda no Pier 39 e pedalar até a ponte.
A outra ponte famosa de San Francisco é a HYPERLINK "http://www.sanfrancisco.travel/icons/bay-bridge.html" Bay Bridge, que liga a cidade a Oakland. Cinza, com dois andares e com o dobro de extensão da Ponte Golden Gate, a Bay Bridge foi inaugurada um ano antes da Golden Gate. Não é possível atravessar a ponte a pé ou de bicicleta, só de automóvel.
Ilha de Alcatraz
O nome da Ilha de Alcatraz, de origem espanhola, vem de um pássaro da mesma família dos pelicanos.
A famosa Ilha de Alcatraz também era uma base militar, mas foi transformada em prisão em 1867. Considerada a prisão mais segura do mundo na época, acabou sofrendo algumas fugas que hoje são verdadeiras lendas em San Francisco.
Em 1963, a prisão foi desativada. Até hoje, entretanto, a exploração turística da ilha se baseia na fama do presídio. Existe um disputado tour noturno para Alcatraz, no qual o áudio-guia dos turistas foi gravado por ex-presidiários. Se você estiver interessado, é preciso procurar comprar os ingressos com antecedência.
Lombard Street, a rua com mais curvas do mundo
O quarteirão da Lombard