ingles basico
Ensaio de embutimento
Projetos Mecânicos/Diurno
Ensaio de embutimento.
Objetivo: medir a ductilidade de chapas de aço ao carbono, utilizado no processo de estampagem média, profunda e extra profunda. Durante a sequencia de estamparias de chapas finas pode coexistir varias operações, denominadas de conformação de chapa destaque para estiramento e estampagem.
Estampagem: é o processo de converter chapas metálicas em produtos sem fissuras. As chapas utilizadas neste processo devem ser dúcteis.
A operação de estampagem envolve duas operações:
Estiramento: consiste em afinar a espessura da chapa.
Estampagem pura: consiste em arrastar a chapa para dentro de uma matriz.
Por que fazer um ensaio específico para avaliar a ductilidade?
Existe uma razão para isso: uma chapa pode apresentar diversas pequenas heterogeneidades, que não afetariam o resultado de ductilidade obtido no ensaio de tração. Mas, ao ser deformado a frio, a chapa pode apresentar pequenas trincas em consequência dessas heterogeneidades.
Além de trincas, uma peça estampada pode apresentar diversos outros problemas, como enrugamento, distorção, textura superficial rugosa, fazendo lembrar uma casca de laranja etc. A ocorrência destes problemas está relacionada com a matéria-prima utilizada.
Para evitar descobrir que a chapa é inadequada ao processo somente após concluída a operação foram desenvolvidos os ensaios de embutimento: Erichsen (padrão), Olsen, Nakazima, Swifl.
Especificação de chapas para estampagem a frio.
G2 => estampagem média => 0,12%C máxima.
G3 => estampagem profunda => 0,10%C máxima.
G4 => estampagem extra profunda => 0,08%C máxima.
Descrição do ensaio.
São realizados em equipamentos apropriados, onde coloca-se a chapa entre uma matriz e um anel de fixação sendo a mesma presa por uma força de compressão.
Em função aplica uma força obrigando a chapa a se deformar, formando um “copo”.
Mede-se a profundidade do copo no momento da