Inglaterra vunerabilidade
A partir da Assinatura do Tratado de Assunção, em 1991, o Uruguai, juntamente com Argentina, Brasil e Paraguai, tornou-se um membro pleno do mercosul. Estava explicito que o assunto seria palco de muita polêmica e discussão no ambiente latino-americano.
O tratado firmado nessa década estava em linha com o cenário mundial na ideia do liberalismo econômico, “onde a tendência era de formação de blocos frente ao rápido processo de globalização” (Neves, 2007, p.9). Tinha como objetivos consolidar a democracia ainda incipiente entre os países membros, os quais estavam em suas lembranças ditaduras militares recém instintas em suas nações.
A principio os países do bloco são liderado por Brasil e Argentina, o projeto tinha como principal objetivo para o bloco uma equalização dos interesses dos países participantes,‘’Em sua fase de estudos e preparação que se estendeu de 1986 até 1991 a integração Brasil-Argentina era concebida como um sistema de cooperação pelo qual os dois parceiros lutariam pela consolidação das instituições democráticas’’ (Gonçalves apud Neves, 2007, p.4).
Portanto o acordo tinha como idealismo a eliminação da tensão regional entre Brasil e Argentina, os respectivos países desenvolviam programas militares clandestinos, como um mecanismo de auto-defesa e manutenção da hegemonia no continente.
O principal objetivo do Mercosul tinha como pressuposto a diminuição da burocracia entre os países pertencentes ao bloco, criando uma zona de livre circulação de mercadorias, pessoas e serviços. A cooperação entre os países do bloco visava a criação de um ambiente de integração, no qual facilitaria e possibilitaria ganhos para ambos, de forma a melhorar as condições políticas, econômicas, democráticas e sociais.
O Uruguai tinha como perspectiva uma constante integração ao bloco. Importante ressaltar que o país passou a integrar o bloco logo em um primeiro momento, entretanto, os trâmites até se chegar ao cenário de integração do