Infância
Em sua obra, Reinaldo Dias aborda a socialização, que é indispensável na vida de qualquer ser humano, que começa na infância de cada um de nós. Por mais que existam pessoas que falem que conseguem viver sozinhas, podemos considerar que estão falando errado, já que todo mundo se relaciona dentro de um ambiente familiar, empresarial.
É na infância que todos nós passamos pela primeira socialização, onde passamos a nos integrar ao universo familiar e escolar. São nesses lugares que temos nossas primeiras estruturas e recebemos apoio em tudo o que fazemos, tornando assim, referências sempre presentes em nossas lembranças por toda a nossa vida. E é através dela que cada indivíduo começa a criar a sua própria personalidade, ou seja, o seu próprio “EU”. É através desses primeiros contatos que começamos a criar o nosso modo de pensar, agir, modificar o que não nos agrada.
Na minha infância, em tempo de pré-escola, tive a experiência de uma professora me tirar de um evento para o qual eu já estava sendo treinada e colocando outra menina. Na época, após todas nós conversamos, inclusive nossas mães, decidimos que ficaria da forma que já tinha sido escolhido. Isso para mim, já foi como uma experiência porque estava lidando com pensamentos diferentes do que eu estava acostumada, o que para mim foi de bom aproveito, porque pude aprender que naquela hora já estava começando a me integrar a meio social. E hoje não é diferente, a convivência com diferentes pessoas, familiar, empresarial, rede de amigos, cada um com a sua personalidade e o seu modo de fazer as coisas, o que não impede de eu me relacionar