infância e juventude de Hitler
Adolf Hitler nasce em Braunau am Inn, na Áustria. Em 20 de abril de 1889. Em 1907 - Setembro: Muda-se para Viena. Em setembro de 1908, tenta entrar para a Academia de Belas-Artes de Viena. Mas não consegue ser admitido. Hitler morava numa pequena localidade perto de Linz, na província da Alta-Áustria, próximo da fronteira alemã, e que na época era parte do Império Austro-Húngaro. O seu pai, Alois Hitler (1837-1903),era funcionário da alfândega.
A mãe de Hitler, Klara Hitler era prima em segundo grau do seu pai. Ela foi levada por Alois para tomar conta dos seus filhos, enquanto a sua segunda mulher, estava doente e prestes a morrer. Alois casou-se, pela terceira vez, com Klara, depois de ter esperado meses por uma permissão especial da Igreja Católica, concedida exatamente quando Klara já estava grávida. No total, Klara teve seis filhos de Alois. Entretanto apenas Adolf (o quarto), e sua irmã Paula (mais nova), sobreviveram à infância.
Hitler era devotado à sua complacente mãe e, presumivelmente, não gostava do pai, que apreciava a disciplina e o educava severamente.
Hitler é respeitoso para com a figura de seu pai,em seu livro "Mein Kampf", mesmo assim refere-se as discussões irreconciliáveis que teve com ele acerca da sua firme decisão em se tornar artista. De fato, interessou-se por pintura e arquitetura. O pai opunha-se firmemente a tais planos, preferindo que o filho fizesse carreira na função pública.
Adolf era um rapaz inteligente, porém, mal-humorado. Por ser desde cedo boêmio, foi reprovado por duas vezes no exame de admissão à escola secundária de Linz. Ali, começou a acalentar idéias pangermânicas, fortalecidas pelas leituras que o seu professor, Leopold Poetsch, um anti-semita bastante admirado pelo jovem Hitler.
Em Janeiro de 1903 morreu Alois Hitler, vítima de apoplexia. Em Dezembro de 1907 morreu Klara, de câncer), o que o teria afetado sensivelmente.
Com dezenove anos de idade Adolf era órfão e em breve