Infância, cultura e educação contra a violência
SILVA, Maria Felix Rodrigues
RESUMO
Um assunto frequente na mídia e a violência infantil, e o mais preocupante ainda e que esse tipo de acontecimento, ocorre dentro de casa, ou com uma pessoa próxima da família e deixam marcar na maioria dos casos pra vida toda. Mais a solução para a diminuição dessa violência está na educação e na cultura elas são capazes de melhorar o individuo de despertar nele o dever de cidadania, respeitando o direito das crianças e permite que a criança violentada possa superar os traumas, se envolvendo em atividades educacionais e culturais.
PALAVRAS-CHAVE: violência, educação, cultura
1. INTRODUÇÃO
Este artigo tem como temática: Infância, cultura, educação contra a violência, pretendendo dar informações dos tipos mais comuns de violência contra a criança no Brasil hoje, e mostrar que a cultura e a educação são agente essencial para a amenizar os traumas deixados pela violência.
O objetivo geral deste artigo foi o de expor como a violência pode interferir na formação social e psicológica da criança, trazendo traumas às vezes irreversível e fazendo com que a criança encontre na violência a solução para os problemas que ela enfrentou ou esta enfrentando, dentro do ambiente familiar.
Pretendeu-se, com os objetivos específicos demonstrar à importância da cultura e educação para amenizar os impactos da violência na infância.
O presente artigo iniciará com um histórico dos diversos tipos de agressões físicas e morais que uma criança pode passar, e como esse tipo de agressão pode partir dos familiares e mudar seu comportamento perante os acontecimentos do dia-a-dia.
É necessário que a educação e a cultura venha interferir nesses casos de violência atuando como agente pacificadora e incluindo a criança em novas atividades, de forma que ela entenda que a violência não é o melhor caminho para resolver os problemas da vida.
2. OS PRINCIPAIS TIPOS DE VIOLÊNCIA INFANTIL
A infância é uma