Infância antigamente
Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.
Com os avanços da modernidade, a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem a criatividade das crianças, pois elas já encontram tudo pronto.
Uma boa sugestão para comemorar o dia das crianças é a família fazer um levantamento das brincadeiras do tempo de seus pais e de seus avós, aproveitando para se distraírem com seus filhos, ensinando-os outras formas de diversão e as possibilidades de se criar jogos e brincadeiras. O mais importante disso? Ensiná-los que para brincar não precisamos gastar.
Assim, apresentamos aqui algumas sugestões de jogos e brincadeiras antigas.
* Cinco Marias
* Escravos de Jó
* Batata quente
Antigamente para muitas crianças diversão significava brincar na casa do amiguinho, jogar futebol, ir ao shopping ver um filme, ganhar um álbum de figurinhas ou comprar um videogame. Hoje nada disso tem sido interessante, e cada vez mais cedo eles se ingressam na vida adulta.
É fácil perceber que não só as brincadeiras mudaram, mas também a forma de brincar, se proteger, e o medo de se arriscar, de se sujar e realmente “ser criança"!
Quando andávamos de bicicleta, patins, skate, não usavam capacetes ou joelheiras e a diversão era sempre garantida! E os tombos faziam parte desse momento de felicidade
Na infância muitos bebiam água de torneira, de uma mangueira e nada de água mineral em garrafas esterilizadas. Não tinham celulares e não usavam o telefone fixo, saímos de porta em porta juntando a galera para mais um dia de brincadeiras.
Comiam doces, balas, tomavam sorvete a vontade, sem essa preocupação louca que existe hoje,