Infuencias dos jogos eletrônicos
Muitas crianças e adolescentes são fascinadas por jogos eletrônicos. Ao estarem jogando os jovens saem de sua realidade e integra-se a um outro contexto. Contudo torna-se imprescindivel um acompanhamento dos pais em relação aos jogos que os seus filhos estão jogando, pois, existem casos de jovens que passam horas e mais horas em frente ao computador jogando e com isso, terminam se excluindo e isolando-se do convivio social.
Diante de situações extremas como essa há casos que faz-se necessário o acompanhamneto de psicólogos, para que esses jovens que tornam-se tão dependentes (viciados) desses jogos voltem a ter uma vida normal (social).
2. Influências positivas dos jogos sobre os usuários
Constatou-se que os jogos eletrônicos desenvolvem várias habilidades. Os jogos ajudam a pensar em como resolver problemas, propor estratégias, organizar elementos e antecipar resultados estimulando, assim, o pensamento lógico.
A maioria dos jogos exige que o jogador seja capaz de observar os inúmeros objetos que se encontram na tela reconhecendo, assim, cada um deles e traçando possíveis trajetórias. Esta exigência faz com que o jogador desenvolva a habilidade de observação. Outra habilidade desenvolvida é a localização e representação espacial, pois o jogador precisa guiar o seu personagem, utilizando para isso mapas, plantas e recursos como bússola.
O jogo possibilita a resolução de problemas e a tomada de decisão. Este aspecto é muito importante em jogos de estratégia e se encontra presente em jogos que envolvem situações difíceis. Junto com esta habilidade se desenvolve também a de planejamento de estratégias, pois ela se encontra presente em muitos jogos que envolvem um alto nível de atividade cognitiva, como os