InfraEstrutura U.E
A união européia está trabalhando para melhorar as infraestruturas transfronteiriças dentro do seu território, por exemplo, atrás vez das Redes Transeuropeias (RTE), entre os projetos da âmbito da RTE, incluem-se o Eurotúnel, TAV Est, o túnero ferroviário do Fréjus, a Ponte do Oresund, o túnel do Brennero e a ponte do estreito de Messina. Em 2001, estimou-se que até 2010 a rede iria cobrir 75.200km de estradas, 78.000 de ferrovias, 330 aeroportos, 270 portos marítimos e 210 portos internos.
O sistema de navegação por satélite Galileu é projeto de infraestrutura a União Europeia. O Galileu é uma proposta de sistema global de navegação por satélite que será lançado pela ESA (Agencia Espacial Europeia).
• Educação e Ciência
Na educação, a política foi desenvolvida principalmente na década de 1980 em programas de apoio ao intercâmbio e mobilidade. A mais visível delas foi o Programa Erasmus, um programa de intercâmbio universitário que teve início em 1987. Tem apoiado oportunidades de intercâmbio internacional para mais de 1,5 milhões de universidades e estudantes universitários e tornou-se um símbolo da vida estudantil Europeia.
• Energia
A UE tem cinco pontos-chave na sua política energética: o aumento da concorrência no mercado interno, o incentivo ao investimento e o aumento da interligação entre as redes de eletricidade; diversificar as fontes de energia com melhores sistemas para responder a uma crise, estabelecer um novo quadro do Tratado para a cooperação energética com a Rússia, melhorar as relações com os países ricos em energia da Ásia Central e Norte da África; usar fontes de energia existentes de forma mais eficiente, aumentando a comercialização de energia renováveis; e, finalmente, aumentar o financiamento para novas tecnologias energéticas.
• Saúde
Os cuidados de saúde na UE são fornecidos através de uma ampla gama de diferentes sistemas que funcionam em nível nacional. Os sistemas são principalmente