Infraestrutura em Fibra óptica
Universidade Anhembi
Morumbi
Sistemas de Informação
Yuri Henrique de Miranda Peres - 10117741
Introdução
O trabalho referente trata da estrutura, história e comparações a outros meios físicos relacionados a fibra óptica. Mostra o quão importante ela se torna em todo o mercado de redes e telecomunicações, e explica um pouco de sua origem e de sua usabilidade tanto em pequenas como as de uma casa ou escritório, quanto em grandes redes capaz de atravessar oceanos levando a informação desejada em uma velocidade muito superior a qualquer outro meio já testado para este fim. Destaca também a importância do crescente investimento e por que a fibra ainda se encontra em uma fase tão imatura, apesar de ser bastante utilizada.
1. Origem da Fibra Óptica
A fibra óptica foi inventada por um cientista indiano chamado Narinder Singh Kapany, que iniciou seus trabalhos no desenvolvimento da fibra em meados de 1952 com apenas 25 anos. O principal objetivo era a introdução da fibra na área da medicina, porem ela acabou revolucionando a área de telecomunicações também.
No Brasil a primeira rede instalada foi apenas em 1977 através da UNICAMP com uma parceria entre governo, universidade e empresas nacionais dispostas a investir na época.
2. Funcionamento da Fibra
Os cabos de fibra óptica são compostos por fios de vidro extremamente puro, revestidos por outras duas camadas de plásticos reflexivos. Uma luz, ou sinal elétrico é lançado através destes fios por uma ponta se propagando até o outro extremo.
Diversos sinais podem ser lançados em um mesmo cabo de fibra óptica, já que este possui diversos fios de vidros, onde cada informação é conduzida por um fio diferente.
A figura abaixo mostra o comportamento do feixe de luz dentro da fibra:
Para realizar uma transmissão através do cabo, é necessário a utilização de um equipamento que contenham um foto emissor afim de