Infraestrutura elétrica para redes
O presente capítulo tem como finalidade apresentar conceitos fundamentais de eletricidade e suas características nos circuitos elétricos bem como sua importância nas redes elétricas e nos equipamentos de computadores. 1.1 Eletricidade
A eletricidade
é um fenômeno físico originado por cargas elétricas
estáticas ou em movimento, e por sua interação ocorre quando a circulacao de elétrons em um material condutor, originando da interação de certos tipos de partículas sub-atômicas.
Sendo o elétron, que assim como a partícula de carga elétrica inversa à do elétron , o próton , transporta a unidade fundamental de carga) [1].
As cargas elétricas de valor menor são tidas como existentes em sub partículas atômicas, como os quarks, quando a carga se desloca, produz também campos magnéticos. Há dois tipos de cargas elétricas: positivas e negativas. As cargas de nome igual (mesmo sinal) se repelem e as de nomes distintos (sinais diferentes) se atraem [1].
Os
átomos,
em
circunstâncias
normais,
contêm
elétrons,
e,
frequentemente, os que estão mais afastados do núcleo se desprendem com muita facilidade esses eletrons e os que fazem o fenonimo eletricidade.
Em algumas substâncias, como os metais, proliferam-se os elétrons livres, dessa maneira, um corpo fica carregado eletricamente gr aças à reordenação dos elétrons, um átomo normal tem quantidades iguais de carga elétrica positiva e negativa, portanto é eletricamente neutro [1].
A quantidade de carga elétrica transportada por todos os elétrons do átomo, que, por convenção, é negativa, está equilibrada pela carga positi va localizada no núcleo, se um corpo contiver um excesso de elétrons, ficará carregado negativamente [1].
18
Ao contrário, com a ausência de elétrons, um corpo fica carregado positivamente, devido ao fato de que há mais cargas elétricas positivas no núcleo [1].
1.2 Corrente elétrica
Unidade: Ampére símbolo A.
É o resultado da