Infra Vermelhos
s o h l e m r e Infra v
Trabalho Elaborado por:
Bárbara Camacho nº5
Juliana Santos nº 15
A Radiação Infravemelha
A radiação infravermelha (IV) é uma radiação não ionizante na porção invisível do espectro eletromagnético que está adjacente aos comprimentos de ondas longos, ou final vermelho do espectro da luz visível. Ainda que em vertebrados não seja percebida na forma de luz, a radiação IV pode ser percebida como calor, por terminações nervosas especializadas da pele, conhecidas como termorreceptores.
Quando foi descoberta?
A radiação infravermelha foi descoberta em 1800 por William
Herschel, um astrónomo inglês de origem alemã. Herschel colocou um termômetro de mercúrio no espectro obtido por um prisma de cristal com a finalidade de medir o calor emitido por cada cor.
Descobriu que o calor era mais forte ao lado vermelho do espectro, observando que ali não havia luz.
Essa foi a primeira experiência que demonstrou que o calor pode ser capturado em forma de imagem, como acontece com a luz visível.
Experiência de William H. quando descobriu a Radiação Infravermelha
Como é utilizada?
Esta radiação é muito utilizada nas trocas de informações entre computadores, celulares e outros eletrônicos, através do uso de um adaptador USB IrDA.
Quais são as suas aplicações?
Os infravermelhos têm imensas aplicações como por exemplo, aquecimento e para sensores de visão noturna.
Aquecimento sensores de visão noturna Curiosidades
A radiação infravermelha são ondas de comprimento de 1 milímetro até 700 nanômetros, e, portanto não são visíveis para olho humano.
Apesar de não poder ser vista, a radiação infravermelha pode ser notada no corpo em forma de calor: terminações nervosas, chamadas termorreceptores, conseguem captar essa radiação.
Animais peçonhentos como as cobras têm olhos sensíveis às ondas de
10 micrômetros, isso dá a elas o poder de ver a partir do calor que os corpos têm. É a mesma visão que soldados tem ao