Infra estrutura
Saneamento é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando a saúde das comunidades.
Trata-se de serviços que podem ser prestados por empresas públicas ou, em regime de concessão, por empresas privadas, sendo esses serviços considerados essenciais, tendo em vista a necessidade imperiosa desse por parte da população, além da importância para a saúde de toda a sociedade e para o meio ambiente. A falta de saneamento básico aliada a fatores sócio-econômicos e cultural são determinantes para o surgimento de infecções por enteroparasitoses, tendo as crianças o grupo que apresenta maior susceptibilidade às doenças infecto-contagiosas. Nos países mais pobres ou em regiões mais carentes as doenças decorrentes da falta de saneamento (viróticas, bacterianas e outras parasitoses) tendem a ocorrer de forma endêmica e no Brasil figuram entre os principais problemas de saúde pública e ambiental.
2 CARACTERIZAÇÃO DOS SISTEMAS
O sistema de abastecimento d’água é o serviço público constituído de um conjunto de sistemas hidráulicos e instalações responsáveis pelo suprimento de água para atendimento das necessidades da população de uma comunidade. È composto por seis partes, desde a captação no manancial até a distribuição aos edifícios.
A rede de distribuição compõe-se de um conjunto de condutos colocados nas vias públicas, junto aos edifícios, com a função de distribuir a água aos prédios e locais de consumo públicos. Esse sistema opera sobre pressão e a velocidade de circulação do fluido é maior que nos outros sistemas, o que determina na rede de distribuição tubulações de menor diâmetro, geralmente com 40 mm.
Figura 2.1 - Exemplo de tubo para distribuição de água
Figura 2.2 – Obra de ampliação da tubulação para abastecimento de