Infra-estrutura urbana
Fazem parte do conjunto de infra-estrutura urbana os sistemas responsáves por garantir condições adequadas de transporte, saúde, comunicação, educação e segurança; alguns com maior, outros com menor impacto no turismo. Para que o centro se posicione como destino turístico competitivo, é fundamental primar pela qualidade da sua infra-estrutura.
Sistemas de Transporte
A integração dos sistemas de transporte e a infra-estrutura viária são os responsáveis por garantir o acesso e o deslocamento rápido e fácil da população, turistas e visitantes. Em São Paulo, são 4 sistemas que compõem a rede de transporte público coletivo: metrô, trem e ônibus metropolitano - sob responsabilidade do Governo do Estado; e ônibus urbano, sob responsabilidade da Prefeitura Municipal.
Táxi
A Cidade de São Paulo é muito bem servida pelo serviço de táxis. São aproximadamente 33.000 veículos disponíveis para a prestação desse tipo de serviço. No perímetro de estudos, estão 92 pontos, quase 5% do total municipal. Aproximadamente um ponto para cada 608 m² de área.
Metrô
55 estações na cidade
8 estações no perímetro de estudo
2 linhas passam pelo perímetro: Azul (eixo norte-sul) e Vermelha (eixo leste-oeste)
Trem metropolitano (CPTM)
2 estações no perímetro de estudo
4 das 6 linhas em operação passam pelo perímetro, ligando 17 municípios a cidade de São Paulo
Ônibus Urbano (SPTrans)
Aproximadamente mil linhas de ônibus
63% são linhas do Sistema Estrutural (conectam os bairros ao centro da cidade)
37% são as linhas do sistema local (circulam dentro de um mesmo bairro ou em bairros da mesma região)
Estão no perímetro de estudos 3 dos 6 terminais centrais de ônibus urbano.
Ônibus Metropolitano (EMTU)
Ligam os municípios da região metropolitana através de ônibus comum ou rodoviário.
Oferece o Serviço Aeroporto (Airport Bus Service), ônibus executivos que servem os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, conectando-os às regiões de grande concentração