Infos sobre avenida paulista
A Avenida Paulista é um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo que entrou nas graças do povo paulistano por sua grandiosidade, variedade e características paulistanas. A grande avenida se localiza no limite das regiões Centro-Sul, Central e Oeste, e é uma das regiões mais elevadas do estado de São Paulo.
No final do século XVIII, a região era apenas uma floresta povoada pelos índios que lhe deram o nome de “Caaguaçu” (“mato grande” em tupi guarani). Aos seus arredores, havia o sitio do Capão e de outro lado começava ali a estrada da Real Grandeza que atravessava a vegetação grossa com uma pequena trilha. Foi quando o engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima, junto com dois sócios: João Borges de Figueiredo e João Augusto Garcia, compraram a área e começaram a trabalhar em um projeto de urbanização de forma inovadora, para lotes residenciais. Naquela época, grandes fazendeiros queriam morar em um futuro centro de negócios sem que deixassem sua família de lado e para maior conforto, e como a Avenida Paulista estava em projeção e seria um “Marco no século” estes senhores resolveram se mudar para região. Os terrenos na região eram caros por sua are estar em crescimento e suas novas ruas seguiam projetos de engenheiros renomados, mas também existiam casebres e habitações populares. No final do século XIX foi inaugurada a primeira via a ser asfaltada na região e a primeira a ser arborizada. A população da cidade não passava de 100 mil habitantes quando a obra ficou pronta. Seu nome era pra ser Avenida das Acácias ou Prado de São Paulo, mas Joaquim declarou “O Nome será Avenida Paulista, em homenagem aos paulistas!”.
No final da década de 20, seu nome foi alterado para “Avenida Carlos Campos” em homenagem à um ex-presidente do estado, mas reação da sociedade não foi muito receptiva com a ideia e fizeram com que voltasse a se chamar Avenida Paulista, como é conhecida até os dias de hoje.
A avenida foi inaugurada seguindo os