Informática
Darlan Albanio Guimarães
BANCO DE DADOS DE UM ESTACIONAMENTO
Santa Maria, RS
2014
Alisson Piccolo Becker
Darlan Albanio Guimarães
BANCO DE DADOS
Projeto de um Banco de Dados apresentado na Disciplina de Banco de Dados I do Curso Técnico de Informática, da CS Escola Técnica.
Orientador: Bruno Rodrigues de Almeida
Santa Maria, RS
2014
SUMÁRIO
1 DOCUMENTAÇÃO DO PROJETO 4
2 DEFINIÇÃO DO SGBD A SER UTILIZADO 5
3 MODELO CONCEITUAL 6
4 MODELO RELACIONAL 7
5 MODELO LÓGICO 8
6 MODELO FÍSICO 9
7 CONSULTAS NO BANCO DE DADOS 12
1 DOCUMENTAÇÃO DO PROJETO
Nosso projeto se baseia em modelar uma estrutura de banco de dados de um ESTACIONAMENTO, nesse estacionamento teremos Box contendo os dados de (hora da entrada, hora da saída, valor mensal, valor hora e sua identificação) para cada Box haverá um cliente contendo os dados como (identificação, nome, cliente mensal e data de nascimento), para cada cliente haverá carros que possui( cor, modelo e identificação) e um controle de pagamento que identificará o tempo gasto por hora ou mensal.
2 DEFINIÇÃO DO SGBD A SER UTILIZADO
A arquitetura dos pacotes SGBDs (sistemas gerenciadores de bancos de dados) evoluiu dos sistemas pioneiros e monolíticos, em que o pacote de softwares SGBD era um bloco único formando um sistema fortemente integrado, para os modernos pacotes SGBDs modulares por projeto, com uma arquitetura cliente/servidor (ELSMARI, 2005). O projeto de um banco de dados usualmente ocorre em três etapas.
A primeira etapa, a modelagem conceitual, procura capturar formalmente os requisitos de informação de um banco de dados. A segunda etapa, o projeto lógico, objetiva definir, a nível de SGBD, as estruturas de dados que implementarão os requisitos identificados na modelagem conceitual. A terceira etapa, o projeto físico, define parâmetros físicos de acesso ao BD, procurando otimizar a performance do sistema como