INFORMÁTICA
"
# $
% &
15
Para seu Computador funcionar de fato, ou seja, servir à você, precisará de “rodar” programas que sejam de seu interesse. Quando dizemos “rodar” estamos utilizando um termo da informática que significa Executar, fazer funcionar um programa ou software. São incontáveis a quantidade de softwares existente atualmente. São programas com as mais diversas funções. Por exemplo, existem programas que controlam as obturações realizadas em um paciente por um dentista, programas que exibem um cadastro de clientes de uma empresa, emitem cobrança, imprimem cartas de convite, etc., etc.
Basicamente, entretanto, existem três tipos de grupos de softwares: Sistemas
Operacionais, Aplicativos e Desenvolvedores.
Um Sistema Operacional é o chefe dos Softwares. Sem ele nenhum software pode ser executado.
O Windows 95 é um
Sistema Operacional que executa seus programas em “janelas”, onde podemos alternar entre elas na realização de alguma tarefa.
Ao mesmo tempo, podemos utilizar dados, imagens e textos de um programa em outro, atualizá-los e modificá-los.
16
Ele é uma espécie de “gerente” do computador, responsável por controlar a máquina para os outros programas rodarem. Ele gerencia seus discos e arquivos, controla como o monitor exibe a imagem, define as prioridades de impressão de uma impressora, reserva um espaço da memória para cada programa, enfim, organiza tudo para nós rodarmos nossos programas.
Existem alguns tipos de Sistemas Operacionais: MS-DOS (Microsoft Disc Operation
System), Windows 95, NT (ambos da Microsoft), OS2-Warp (da IBM), Unix, Mac OS
(da Apple, para computadores Machitosh), dentre outros.
Cada Sistema Operacional tem uma finalidade e é produzido para um determinado tipo de computador. O Windows 95, por exemplo, é o principal
Sistema Operacional para PCs, e o mais vendido hoje em dia.
São programas que cumprem finalidades específicas para determinados grupos de pessoas ou interesses